sexta-feira, 25 de junho de 2010

Serra, de tiro ao Álvaro, não tem mais onde furar.

PSDB larga de mão seu candidato presidencial, e parte para o tudo ou nada nas eleições regionais.

A mudança de prioridades foi escrachada no anúncio de Álvaro Dias como vice de José Serra, pois este é um vice que não agrega nada a corrida presidencial, Serra já tem vantagem no Sul, no eleitorado conservador onde Álvaro Dias teria maior capacidade de agregar votos, o problema grave da estratégia presidencial é a sangria no resto do país, onde um vice de expressão pudesse fazer alguma diferença.

Qual seria a lógica então?

A lógica é a da base do PSDB, que já desembarca da candidatura presidencial, despreza a aliança com os DEMOS, e vai com tudo para salvar suas candidaturas estaduais, onde a dobradinha PSDBista teria mais força em ajudar alguns candidatos a Governador, ao Senado além de somar mais força para salvar o PSDB de ser varrido dos parlamentos estaduais e federal.

E como fica o DEM? Chegou o fim de seus “dias”? O DEM ficou segurando na broxa, pois o foco do PSDB será capitalizar todo o eleitorado conservador, num salve-se quem puder, na construção de sua bancada. O DEM agora é concorrente.
A última pesquisa eleitoral, onde Dilma Rousseff ultrapassa Serra desencadeou a nova diretriz política de sobrevivência PSDBista.

Álvaro não tem nada a perder, de todas as formas ficaria/ficará no Senado mais 4 anos, agora, Osmar Dias que poderá retirar-se da candidatura para o Governo do Paraná seria o grande perdedor, e sua contraparte do PSDB, Beto Richa, o grande vencedor.

O mesmo jogo será jogado pelo PSDB em todo o Brasil, mas sua expressão mais forte será mesmo no Paraná, onde salva um governador de uma derrota provável e embaralha o joga da esquerda e de um palanque forte para a Dilma.

José Serra vai para o sacrifício de um fim amargo de sua carreira política, abraçado na submersão não ao Álvaro, mas ao irmão dele...

E que Oxalá nunca provemos de uma trama intrafamiliar tão perniciosa quanto prova o cidadão Osmar Dias.

Um comentário:

Base Social e Poder: Relações entre Classes Sociais, Disputa de Poder e Objetivos Estratégicos

"A política é o campo de batalha onde diferentes bases sociais se enfrentam e pelo poder de definir a direção da...