sexta-feira, 4 de junho de 2010

Submarino Nuclear Brasileiro - O Sistema de Armas

O projeto do Submarino Nuclear Brasileiro (Programa de Propulsão Nuclear da Marinha) vai caminhando a passos firmes, algo que até nos surpreende, dado nosso histórico não muito consistente em grandes projetos militares ou mesmo de tecnologia avançada.

Uma imensa infra-estrutura com custo de bilhões de reais está sendo construída, tudo concatenado a um complexo sistema que vai da produção de urânio, sua transformação em gás(Usexa) e posterior enriquecimento(usina de ultracentrífugas), construção de reatores nucleares, instalação de todo um estaleiro especializado na construção e manutenção de submarinos e o próprio projeto da máquina super complexa que é o submarino em si.

Nenhum dos componentes é simples ou barato, e por ser tecnologia sensível a segurança nacional quase tudo terá que ser desenvolvido aqui, mesmo o acordo com a França para a construção do submarino não é completo e sempre estará sujeito à própria limitação do processo de transferência e a proteção de segredos industriais.

Afora toda a parte do sistema em si, será necessário todo um conjunto de medidas de suporte que possibilitarão a efetividade do programa, que vai desde o desenvolvimento de doutrina operacional de uso do sistema de armas, frota militar combinada de apoio, uma nova base naval para os submarinos e sistemas avançados de defesa aérea para a mesma.

Ademais do preparo e suprimento adequado de tripulações e armamentos e manutenção, recursos para treinamento e saídas em patrulhas reais, até sistemas de comando, controle e comunicação seguros (satelital).

Como sistema militar, sua eficácia será resultado da integração deste componente com outros sistemas, enfim a ação combinada de armas, neste caso, submarinos mais navios de superfície mais Força Aérea, todas atuando em conjunto em um teatro de operações.

Outro componente essencial para uma força efetiva, serão a capacidade de sensoriamento remoto, seja com radares e também sensores sônico submarinos, tudo isto integrado em uma rede informática segura.

Um sistema de detecção submarina para o Atlântico Sul, combinada com submarinos nucleares e aviões de longo alcance, isto sim, seria um salto estratégico de capacidade militar, seria mais um projeto, hoje mais viável pela disponibilidade de supercomputadores multiprocessados.

No conjunto o que parece apenas um programa de um tipo especializado de embarcação é muitíssimo mais amplo, complexo e com impactos profundos no país, a isto retornaremos no próximo artigo.

Postagens relacionadas:
Brasil Potência - Como Conquistar uma Cadeira no Conselho de Segurança da ONU
O Tratado de Não Proliferação Nuclear e o Brasil
Submarino Nuclear Brasileiro - Projeto de País
Programa de desenvolvimento do Submarino Nuclear Brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Coronel Redl”, de István Szabó, 1985

  “Coronel Redl”, de István Szabó, 1985 – Império Austro-húngaro, final do século XIX, início do século XX. Um menino de origem humilde, Alf...