sábado, 30 de junho de 2012

Programa Mobilidade para Curitiba - 2012

Objetivos

  • Definir diretrizes de ações visando o incremento da qualidade de vida do cidadão curitibano atuando-se aspecto da mobilidade urbana, englobando todos os modais de transporte, para pessoas e cargas na cidade integrada com sua região metropolitana.


Justificativa:

  • Nos últimos anos assistimos estarrecidos a degradação acentuada do sistema de mobilidade de Curitiba, marcadamente com as seguintes ocorrências:
    • Diminuição da qualidade do transporte coletivo
    • Diminuição da quantidades de pessoas que utilizam o tranporte coletivo na cidade
    • Aumento da quantidade de automóveis circulando e sua utilização como transporte individual
    • Aumento da quantidade de pontos de congêstionamento,
    • Diminuição da velocidade média das vias, afetando principalmente o transporte coletivo
    • Aumento de acidentes e de vítimas fatais
    • Diminuição do fluxo de pedestres nas vias, afetando comércio de rua
    • Aumento da poluição ambiental
 
Consequências

  • A perespecitiva é que em se continuando as políticas públicas em voga nos últimos anos teremos uma acentuação da velocidade de degradação da mobilidade urbana, com o aumento dos pontos de engarrafamento e da sua extenção, estima-se que em poucos anos a cidade vai ser coagida a engarrafamentos diários de 5km de extenção, a seguir 10km de extenção, com aumento severo do tempo de deslocamento do cidadão curitibano em suas atividades urbanas diárias, acarretando perdas econômicas e de qualidade de vida.
  

Plano de ação Democrático Popular para Mobilidade em Curitiba


Os princípios:

  • A mobilidade como necessidade social de impacto significativo na qualidade de vida dos cidadãoes, na sustentabilidade da cidade, na eficiência econômica e na construção de uma sociedade mais justa, democrática, igualitária e fraterna.
 
  • A revalorização do que temos de melhor na cidade e pelo que já fomos considerados um modelo urbanístico - o sistema de transporte baseado nas canaletas exclusivas de ônibus expressos assim como o sistema de transporte coletivo geral da cidade. 

  • Os modais de transporte serão hierarquizados na sua preponderância na construção do programa de mobilidade e conforme os princípios já definidos. Terão maior hierarquia os modais que transportam maior quantidade de pessoas com o menor custo e melhor utilização das vias, promovam maior socialização, maior segurança, menor consumo de energia por unidade de peso/distância, maior velocidade, privilegiem pessoas sobre a carga, melhor custo benefício de implantação e manutenção.

  • O foco do sistema será o de privigilegiar o social, a socialização, a vida orgânica da cidade, o desenvolvimento integrativo sobrepondo as variáveis puramente economicistas da eficiência e da propriedade individual.

  • O modal automóvel terá seu uso e viabilidade garantido pela expansão do transporte coletivo como opção primária para as atividades da vida diária milhares de curitibanos, pois serão os ônibus com sua maior capacidade e eficiência no usos das vias que vão liberar espaço para o uso do automóvel.
 
Pontos do Programa

  • Revalorização do transporte coletivo via ônibus observando os seguintes aspectos:
    • Conforto para o usuário
    • Comodidade para o usuário
    • Preferência no tráfego
    • Segurança
    • Redução de custo de utilização para o usuário
    • Aumento da velocidade no percurso
    • Buscar ganhos de eficiência, produtividade e custos do sistema

Estratégias de efetivação:

  • Nos ônibus:
    • Tratamento acústico para redução do nível interno de ruído
    • Tratamento térmico para melhoria das condições ambientais de temperatura e ventilação
    • Aumento do número de ônibus, visando eliminação da superlotação
    • Aplicação técnológica visando o estabelecimento de comboios nas vias do Expresso
    • Aplicação técnológica visando monitoramento e controle da forma de condução dos ônibus(tacógrafos/acelerômetros), com o objetivo de treinamento dos condutores para aumento do conforto dos passageiros, com redução de acelerações e desacelerações bruscas e curvas em velocidade
    • Treinamento intensivo dos condutores
    • Ampliação e disseminação do uso de passes para pagamento de passagens
    • Aperfeiçoamento do sistema de conexão dos ônibus/plataformas (estações tubo), visando maior produtividade

  • Nas vias Expressas
    • Aplicação tecnológica visando sincronia preferencial de semáforos para os ônibus (RFID)
    • Construção de trincheiras nos crusamentos visando preferência do tráfego dos ônibus
    • Ampliação e melhoria das estações tubo - visando conforto hambiental, térmico, acústico, iluminação e segurança
    • Retirada das ilhas de calçada no trajeto das atuais canaletas

  • Novas vias expressas
    • Na linha verde, (futura Via do Trabalhador), conclusão do ramo norte, com extenção da via expressa até o terminal do Santa Cândida, concluindo assim o  primeiro tramo de uma via circular do Expresso
    • Construção de uma nova linha do Expresso sobre a atual Avenida das Torres(reposicionamento subterrâneo do linhão elétrico), desde São José dos Pinhais até o centro de Curitiba e com extenção planejada até Santa Felicidade.
    • Projetar nova linha da Santa Quitéria até o Bairro Alto, com extenção planeja a Pinhais
    • Projetar a conclusão do ramo oeste da via circular do Expresso

  • Terminais de ônibus
    • Construção de novo terminal de ônibus na antiga Rodoferroviária
    • Transferência da  atual rodoferroviária para a altura do terminal do Capão da Imbúia
    • Reformulação dos terminais (arquitetura monumento) com três andares
      • 1° piso subterrâneo para os ônibus e plataformas de embarque/desembarque,
      • 2° térreo para atividades sociais, culturais e recreativas (palcos, auditórios, cinema popular etc)
      • 3° primeiro andar para serviços públicos, serviços e comércio(rua da cidadania).
    • Construção de estacionamento públicos ao lado dos terminais
    • Construção de bicicletários ao lado dos terminais

  • Administração das concessões
    • Realização de licitação para as linhas de transporte urbano com foco na menor tarifa
    • Aumentar o número de empresas realizando o transporte, evitando o estabelecimento de cartéis

  • Tarifação
    • Apropriar os ganhos de produtividade do sistema para a redução de tarifas aos usuários
 
  • Plano de comunicação:
    • Valorização social do transporte coletivo, suas qualidades, suas vantagens
 

Otros Modais de Transporte
 
  • Automóveis
    • Seguirá sendo um modal de relevância, mas sempre secundário ao modal de transporte coletivo, o automóvel constitui um fator importante no desenvolvimento econômico nacional, nas expectativas pessoais dos cidadãos e na sua visão de conforto e sucesso pessoal, e terá seu lugar refletido na manutenção de expansão das vias de tráfego. A constatação de que a viabilidade do uso do automóvel está vinculada a opção preferencial pelo transporte coletivo pela maioria da população independente de poder aquisitivo. O transporte coletivo deve se tornar a opção do conforto, da comodidade, do menor tempo de percurso, assim, as vias de tráfego para automóvel terão a possibilidade de manter a opção do automóvel ainda conveniente.

  • Motos
    • Tem a seu desfavor a questão da segurança, o seu uso demanda maior empenho na educação e respeito no transito para este modal.

  • Bicicletas
    • Serão valorizadas, mas seu uso será sempre marginal as necessidades das massas de pessoas que necessitam de tranporte, mas devem ter seu lugar na dinâmica da cidade com a construção de ciclovias nas grandes vias de circulação.
 
  • Mobilidade sobre Trilhos
    • O planejado Metrô de Curitiba carrega os vícios de um projeto do grupo que domina a prefeitura, uma obra gigante e cara que quer ter mais impacto eleitoral do que efeito relevante no desenvolvimento da cidade.
    • Saudamos a iniciativa da Presidenta Dilma Roussef de apoir um projeto da cidade, mas sabemos que podemos aperfeiçoar a proposta de mobilidade de forma integrada e efetiva e também contar com o apoio do governo da Presidenta Dilma.
    • O Metrô atualmente projetado nem ao menos faria substituição de uma linha completa dos ônibus expresso, seria apenas para a metade da linha Sul, o que tería impacto mínimo no sistema, e oneraria o restante dos linhas de ônibus com uma passagem mais cara para subsidiar a passagem do Metrô.
    • A substituição do atual sistema de ônibus por uma solução sobre trilhos demanda ter recursos suficientes para pelo menos uma linha completa, Norte-Sul ou Leste-Oeste.
 

Conclusão

  • O Programa de Mobilidade terá ênfase na revalorização do transporte coletivo via ônibus, com melhorias obejtivas nas condições de conforto, eficiência e velocidade do sistema, visando de trazer mais usuários ao sistema de transporte coletivo da cidade de Curitiba.

  • Os Terminais de ônibus devem ser transformados em grandes centros de cidadania, fazendo do sistema de transporte um ponto de integração social, cultura e desenvolvimento da cidade e dos cidadãos.

  • A integração dos Terminais com as demais instituições e agentes culturais da cidade farão do sistema um grande circuito cultural da urbanidade, trazendo uma nova compreensão, utilidade e reconhecimento de todo o sistema.

  • O programa de vias urbanas deverá ampliar a construção de trincheiras nos crusamentos, principalmente aqueles que favorecem a circulação dos expressos, meta de 10 novas trincheiras por ano.

  • O modelo da cidade não vai precindir do modal automóvel, mas a utilização deste deverá ser a opção secundária de transporte dos curitibanos de todas as classes. Todos podem ter seu automóvel, mas a comodidade e eficiência econômica deve passar pelo transporte coletivo.

  • Este é um modelo viável para ser implantado imediatamente, com os recursos disponíveis, com impacto imediato, salvando a cidade de engarrafamentos gigantes que já estão surgindo no horizonte.
 

Vamos fazer Curitiba novamente um modelo de urbanismo a ser copiado mundialmente.

sábado, 16 de junho de 2012

PT indica Mirian Gonçalves para vice de Gustavo Fruet

PT indica Mirian Gonçalves para vice de Gustavo Fruet


Edson Rimonatto

O PT de Curitiba definiu na noite deste sábado (16) que a advogada Mirian Gonçalves será pré-candidata a vice-prefeita na chapa liderada por Gustavo Fruet (PDT). A decisão ocorreu em eleição direta dos Delegados que participaram do Encontro Municipal. Foram 113 votos para Mirian contra 100 para a presidenta do PT de Curitiba, Roseli Isidoro. Foram registrados 7 votos nulos.

"Todos ganhamos. Vamos sair unidos para uma campanha que há muito tempo não se via em Curitiba. Vamos fazer uma campanha nos bairros. Vamos amassar barro", comemorou Mirian.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou ao final do Encontro que entrou em contato com Fruet assim que a decisão do PT foi oficializada. "O Gustavo recebeu muito bem o nome da Mirian para a vice e disse que iria ligar em seguida para ela".

As decisões tiradas no encontro municipal serão oficializadas na convenção do PT, que acontecerá no final do mês. O que o encontro deste fim de semana remeteu à decisão da convenção foi decidir se vai coligar na proporcional com os partidos que estão aliados à pré-candidatura de Fruet e que integram a base de apoio ao governo da presidenta Dilma Rousseff (PT).

Jornalista: Renato Sordi

Foto: Edson Rimonatto



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