terça-feira, 1 de outubro de 2013

Análise social da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicilios (Pnad) de 2012

Renda dos brasileiros cresce 8% acima da inflação em 2012

 

Três milhões e meio de brasileiros saíram da pobreza e mais de um milhão deixaram a extrema pobreza em 2012, de acordo com o estudo Duas Décadas de Desigualdade e Pobreza no Brasil, divulgado nesta terça-feira (1º) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O estudo se baseia na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2012).
A renda média dos brasileiros cresceu 8% acima da inflação e a população extremamente pobre caiu de 4,2%, em 2011, para 3,6%, em 2012. Com isso, o crescimento médio da renda domiciliar no Brasil no ano passado superou o Produto Interno Bruto (PIB) per capita chinês, disse o presidente do Ipea, Marcelo Neri, que é também ministro interino da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE). “Os dados de 2013 mostram que a aparente estabilidade de 2012 foi vencida, ou seja, esse freio da desigualdade não veio pra ficar – e isso já [se] mostra a partir de março de 2013”, avalia Neri.
Apesar de no último ano a desigualdade ter ficado aparentemente estável, o país registrou avanços no crescimento, na redução da pobreza e na melhora da educação. O PIB aumentou 0,9% no ano passado, enquanto a renda per capita das famílias cresceu, em média, 7,9%.
“A desigualdade mudou bastante naquilo que importa, que é o combate à pobreza. A pobreza caiu 16% no ano passado e metade dessa queda, ou seja 8 pontos percentuais, foi em função da melhora da desigualdade. Embora o índice de desigualdade tenha ficado parado, houve um grande aumento na base. Os 5% mais pobres tiveram um crescimento real por pessoa de 20% num único ano”, comentou Neri.

“Coronel Redl”, de István Szabó, 1985

  “Coronel Redl”, de István Szabó, 1985 – Império Austro-húngaro, final do século XIX, início do século XX. Um menino de origem humilde, Alf...