quinta-feira, 6 de maio de 2010

A Mídia Privada e a Autorregulação

Primeiro temos que ter uma avaliação histórica da ação da mídia privada, sem isto fica-se apenas discutindo filosofia no vácuo.
A mídia privada, nacional ou internacional, impressa ou irradiada, tem sua história, sua epopéia e este deve ser o ponto de partida.
E a ação das empresas de comunicação tradicionalmente caracteriza-se por forte comprometimento com seus próprios interesses econômico-empresariais e políticos, expressos em ações como:
- Utilização de seu poder de comunicação para jogadas econômicas do tipo plantar informações para colher benefícios.
- A chantagem subliminar contra empresas que se não compram espaços publicitários acabam aparecendo em manchetes e denúncias destrutivas.
- Jogadas políticas de valorização ou destruição de agentes políticos, de acordo com o interesse dos donos das empresas.
- Forte ação tendenciosa de cunho político, fazendo governos reféns das empresas jornalísticas, com chantagens veladas e ataques desestabilizadores a governos eleitos que não cumpram a risca a diretriz política destas empresas privadas.
- E pior, uso sectário de concessões públicas(rádios e TVs) com linha política altamente tendenciosa.
Assim, o que esperar de uma autorregulação? Mais do mesmo. Mais corporativismo.
E qual será a instituição que vai promover a autorregulação? Seguramente será o Instituto Millenium, aquele que denuncia o “outroladismo”, as restrições éticas em uma guerra política declarada por eles mesmos.
Nós como cidadãos necessitamos que o estado democrático e constitucional, com nossos representantes eleitos façam leis que regulamentem todo este poder, que hoje é privado a uma meia dúzia de empresários.
Precisamos de leis que garantam o que a Constituição já definiu: direito a privacidade, direito de resposta, resguardo de reputação, e equanimidade política nas concessões públicas.

Sem isto teremos apenas o que temos hoje, uma corporocracia, que é nociva para a sociedade, necessitamos de democracia.

2 comentários:

  1. Waltinho,

    Nosso grande problema reside na educação de base,é preciso um investimento imenso para que possamos colher frutos daqui algumas décadas.

    Ela é a chave,onde individuos esclarecidos começam a exigir seus direitos básicos e consequentemente cobram ações dos governantes nas mais diversas áreas,e não mais se contentar com migalhas!

    abraço

    ResponderExcluir
  2. O mundo midiocratizado até à alma perdeu a capacidade de pensar. Segue nas galés acorrentado, gaiolas engarrafadas em todas as concentrações urbanas, armadilhas de invisível controle dos corações e mentes cada vez mais diabeticamente demenciados por açúcar, aspartame e glutamatos monossódicos. Trancados na estupidez do vazio de si mesmos em busca de realçadores de sabor, trancado no carro, trancado na sala, trancado na cela, trancado na TV, acorrentado aos celulares que serão inúteis para alcançar a paz desprezada em troca do nada consumido, longe da criadora verdade infinita assistindo noticiários fajutos e doutrinadores do medo e terror paralizantes.

    Querem, a N W O que nos escraviza, e por não vermos e sabermos, apoiamos, reeditar em planejados "onzes de setembro", as guerras que lhes dão fortunas incalculáveis em golpes como "aquecimento global" morto, falido, desmascarado e insepulto... A servidão humana, a escravização de corpos e mentes robotizados em dívidas eternizadas pelos senhores todo poderosos banqueiros da Nova (velhíssima) Ordem mundial Escravista, engole mais esta falsa bandeira. Um 11 de setembro petrolífero, justo agora quando o Brasil, quintal da N. W. O., campeão de "petróleo no mar", ufana de seu pré-sal.


    NÃO TOME A VACINA CONTRA A GRIPE H1N1, NÃO VOTE EM SERRA (S), RETIRE SEU APOIO AO ESCRAVAGISTA SISTEMA DE CONSUMISMO ALIENANTE QUE NOS OPRIME, EXPLORA E SAQUEIA. UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL, CONSUMA SÓ O ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIO E O SISTEMA ALIENÍGENA DESABA.
    A mente aberta está desafiando o que nos mantém presos no nada, a NEW WORLD ORDER ESCRAVAGISTA E SEUS BANQUEIROS que nos mantém longe da criadora verdade infinita.

    Capricham no discurso enganador, corrompem, distorcem, mentem, conspiram como respiram...
    Sinto muito, me perdoe, te amo, sou grato.

    ResponderExcluir

“Coronel Redl”, de István Szabó, 1985

  “Coronel Redl”, de István Szabó, 1985 – Império Austro-húngaro, final do século XIX, início do século XX. Um menino de origem humilde, Alf...