sexta-feira, 4 de junho de 2010

Submarino Nuclear Brasileiro - Projeto de País

O quanto representa para o Brasil o conjunto de processos associados ao submarino nuclear, para além de um recurso de arsenal militar?

Inicialmente é uma tarefa hercúlea, e a Marinha do Brasil está tocando e coordenando todo o processo, inclusive o desenvolvimento tecnológico avançado requerido, jamais um projeto militar brasileiro foi tão amplo e complexo, a Marinha vai firmando-se como a mais tecnicamente capacitada das forças.

E para que tanto investimento? Pois mesmo depois de tudo instalado o custo de manutenção e operação também será imenso.

Proporcionalmente o Brasil gasta pouco em defesa militar, menos de 2% do PIB, menos que a maioria dos países desenvolvidos ou grandes emergentes, agora, estaríamos sujeitos a ameaças que justificariam todo este dispêndio?

Bem o mundo continua sendo bastante agressivo, as relações internacionais vão continuar sendo um jogo de forças, econômicas, políticas e militares.

Países hoje dominantes investem pesado em capacidade bélica, frequentemente a utilizam contra quem lhes é conveniente e vivem ameaçando esmagar pela força as resistências, inclusive com armas nucleares.

Temerário seria o 5º maior país do mundo com a 5ª população, 7ª economia, colocar-se a mercê deste jogo pesado internacional confiando apenas nas boas intenções alheias.

Soma-se a isto algumas fragilidades estruturais do Brasil, onde quase todo o petróleo que produzimos ou importamos vem do mar, além de que a maior parte do nosso comércio internacional é via marítima, assim, um bloqueio naval já seria suficiente para colocar o país de joelhos, isto sem falar na exposição das plataformas de petróleo que como ativos valem bilhões de reais.

Também devemos relevar o potencial multiplicador que todo este desenvolvimento tecnológico vai propiciar a vários outros segmentos, além da formação de novas empresas e centenas de técnicos e profissionais altamente capacitados, utilizar grandes projetos como uma plataforma para o desenvolvimento nacional é uma estratégia que já experimentou muitas histórias de sucesso ao redor do mundo.

O primeiro benefício civil direto será o do reator nuclear (Labgen), que será utilizado como matriz de geração de eletricidade para o Sistema Integrado Nacional, vai ser o primeiro reator de muitos que poderão ser totalmente fabricados no Brasil.

Serão centenas de engenheiros e técnicos de alto nível, aplicados em todos os componentes do programa, que trará de quebra a consolidação da tecnologia e da indústria nuclear nacional, algo de grande impacto econômico e na própria segurança do país e sua população.

Trata-se de um projeto estruturante para o país, seus impactos serão agora e nas próximas décadas para o país, mais uma herança do atual governo, que diziam, tinha pouco preparo e fracassaria logo no primeiro mandato.

Postagens relacionadas:
Brasil Potência - Como Conquistar uma Cadeira no Conselho de Segurança da ONU
O Tratado de Não Proliferação Nuclear e o Brasil
Programa de desenvolvimento do Submarino Nuclear Brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Coronel Redl”, de István Szabó, 1985

  “Coronel Redl”, de István Szabó, 1985 – Império Austro-húngaro, final do século XIX, início do século XX. Um menino de origem humilde, Alf...