Objetivos
- Definir diretrizes de ações visando o incremento da qualidade
de vida do cidadão curitibano atuando-se aspecto da mobilidade urbana,
englobando todos os modais de transporte, para pessoas e cargas na cidade
integrada com sua região metropolitana.
Justificativa:
- Nos últimos anos assistimos estarrecidos a degradação acentuada
do sistema de mobilidade de Curitiba, marcadamente com as seguintes
ocorrências:
- Diminuição da qualidade do transporte coletivo
- Diminuição da quantidades de pessoas que utilizam o tranporte
coletivo na cidade
- Aumento da quantidade de automóveis circulando e sua utilização
como transporte individual
- Aumento da quantidade de pontos de congêstionamento,
- Diminuição da velocidade média das vias, afetando
principalmente o transporte coletivo
- Aumento de acidentes e de vítimas fatais
- Diminuição do fluxo de pedestres nas vias, afetando comércio
de rua
- Aumento da poluição ambiental
Consequências
- A perespecitiva é que em se continuando as políticas públicas
em voga nos últimos anos teremos uma acentuação da velocidade de
degradação da mobilidade urbana, com o aumento dos pontos de
engarrafamento e da sua extenção, estima-se que em poucos anos a cidade
vai ser coagida a engarrafamentos diários de 5km de extenção, a seguir
10km de extenção, com aumento severo do tempo de deslocamento do cidadão
curitibano em suas atividades urbanas diárias, acarretando perdas
econômicas e de qualidade de vida.
Plano de ação
Democrático Popular para Mobilidade em Curitiba
Os princípios:
- A mobilidade como necessidade
social de impacto significativo na qualidade de vida dos cidadãoes, na
sustentabilidade da cidade, na eficiência econômica e na construção de uma
sociedade mais justa, democrática, igualitária e fraterna.
- A revalorização do que temos de
melhor na cidade e pelo que já fomos considerados um modelo urbanístico -
o sistema de transporte baseado nas canaletas exclusivas de ônibus
expressos assim como o sistema de transporte coletivo geral da cidade.
- Os modais de transporte serão
hierarquizados na sua preponderância na construção do programa de
mobilidade e conforme os princípios já definidos. Terão maior hierarquia
os modais que transportam maior quantidade de pessoas com o menor custo e
melhor utilização das vias, promovam maior socialização, maior segurança,
menor consumo de energia por unidade de peso/distância, maior velocidade,
privilegiem pessoas sobre a carga, melhor custo benefício de implantação e
manutenção.
- O foco do sistema será o de
privigilegiar o social, a socialização, a vida orgânica da cidade, o
desenvolvimento integrativo sobrepondo as variáveis puramente
economicistas da eficiência e da propriedade individual.
- O modal automóvel terá seu uso e
viabilidade garantido pela expansão do transporte coletivo como opção
primária para as atividades da vida diária milhares de curitibanos, pois
serão os ônibus com sua maior capacidade e eficiência no usos das vias que
vão liberar espaço para o uso do automóvel.
Pontos do Programa
- Revalorização do transporte
coletivo via ônibus observando os seguintes aspectos:
- Conforto para o usuário
- Comodidade para o usuário
- Preferência no tráfego
- Segurança
- Redução de custo de utilização
para o usuário
- Aumento da velocidade no percurso
- Buscar ganhos de eficiência,
produtividade e custos do sistema
Estratégias de efetivação:
- Nos ônibus:
- Tratamento acústico para redução
do nível interno de ruído
- Tratamento térmico para melhoria
das condições ambientais de temperatura e ventilação
- Aumento do número de ônibus, visando
eliminação da superlotação
- Aplicação técnológica visando o
estabelecimento de comboios nas vias do Expresso
- Aplicação técnológica visando
monitoramento e controle da forma de condução dos ônibus(tacógrafos/acelerômetros),
com o objetivo de treinamento dos condutores para aumento do conforto dos
passageiros, com redução de acelerações e desacelerações bruscas e curvas
em velocidade
- Treinamento intensivo dos
condutores
- Ampliação e disseminação do uso
de passes para pagamento de passagens
- Aperfeiçoamento do sistema de
conexão dos ônibus/plataformas (estações tubo), visando maior
produtividade
- Nas vias Expressas
- Aplicação tecnológica visando
sincronia preferencial de semáforos para os ônibus (RFID)
- Construção de trincheiras nos
crusamentos visando preferência do tráfego dos ônibus
- Ampliação e melhoria das estações
tubo - visando conforto hambiental, térmico, acústico, iluminação e
segurança
- Retirada das ilhas de calçada no
trajeto das atuais canaletas
- Novas vias expressas
- Na linha verde, (futura Via do
Trabalhador), conclusão do ramo norte, com extenção da via expressa até o
terminal do Santa Cândida, concluindo assim o primeiro tramo de uma via circular do
Expresso
- Construção de uma nova linha do
Expresso sobre a atual Avenida das Torres(reposicionamento subterrâneo do
linhão elétrico), desde São José dos Pinhais até o centro de Curitiba e
com extenção planejada até Santa Felicidade.
- Projetar nova linha da Santa
Quitéria até o Bairro Alto, com extenção planeja a Pinhais
- Projetar a conclusão do ramo
oeste da via circular do Expresso
- Terminais de ônibus
- Construção de novo terminal de
ônibus na antiga Rodoferroviária
- Transferência da atual rodoferroviária para a altura do
terminal do Capão da Imbúia
- Reformulação dos terminais
(arquitetura monumento) com três andares
- 1° piso subterrâneo para os
ônibus e plataformas de embarque/desembarque,
- 2° térreo para atividades
sociais, culturais e recreativas (palcos, auditórios, cinema popular
etc)
- 3° primeiro andar para serviços
públicos, serviços e comércio(rua da cidadania).
- Construção de estacionamento
públicos ao lado dos terminais
- Construção de bicicletários ao
lado dos terminais
- Administração das concessões
- Realização de licitação para as
linhas de transporte urbano com foco na menor tarifa
- Aumentar o número de empresas
realizando o transporte, evitando o estabelecimento de cartéis
- Tarifação
- Apropriar os ganhos de
produtividade do sistema para a redução de tarifas aos usuários
- Plano de comunicação:
- Valorização social do transporte
coletivo, suas qualidades, suas vantagens
Otros Modais de
Transporte
- Automóveis
- Seguirá sendo um modal de
relevância, mas sempre secundário ao modal de transporte coletivo, o
automóvel constitui um fator importante no desenvolvimento econômico
nacional, nas expectativas pessoais dos cidadãos e na sua visão de
conforto e sucesso pessoal, e terá seu lugar refletido na manutenção de
expansão das vias de tráfego. A constatação de que a viabilidade do uso
do automóvel está vinculada a opção preferencial pelo transporte coletivo
pela maioria da população independente de poder aquisitivo. O transporte
coletivo deve se tornar a opção do conforto, da comodidade, do menor
tempo de percurso, assim, as vias de tráfego para automóvel terão a
possibilidade de manter a opção do automóvel ainda conveniente.
- Motos
- Tem a seu desfavor a questão da
segurança, o seu uso demanda maior empenho na educação e respeito no
transito para este modal.
- Bicicletas
- Serão valorizadas, mas seu uso
será sempre marginal as necessidades das massas de pessoas que necessitam
de tranporte, mas devem ter seu lugar na dinâmica da cidade com a construção
de ciclovias nas grandes vias de circulação.
- Mobilidade sobre Trilhos
- O planejado Metrô de Curitiba
carrega os vícios de um projeto do grupo que domina a prefeitura, uma obra
gigante e cara que quer ter mais impacto eleitoral do que efeito relevante no
desenvolvimento da cidade.
- Saudamos a iniciativa da
Presidenta Dilma Roussef de apoir um projeto da cidade, mas sabemos que
podemos aperfeiçoar a proposta de mobilidade de forma integrada e efetiva
e também contar com o apoio do governo da Presidenta Dilma.
- O Metrô atualmente projetado nem
ao menos faria substituição de uma linha completa dos ônibus expresso,
seria apenas para a metade da linha Sul, o que tería impacto mínimo no
sistema, e oneraria o restante dos linhas de ônibus com uma passagem mais
cara para subsidiar a passagem do Metrô.
- A substituição do atual sistema
de ônibus por uma solução sobre trilhos demanda ter recursos suficientes
para pelo menos uma linha completa, Norte-Sul ou Leste-Oeste.
Conclusão
- O Programa de Mobilidade terá
ênfase na revalorização do transporte coletivo via ônibus, com melhorias obejtivas
nas condições de conforto, eficiência e velocidade do sistema, visando de
trazer mais usuários ao sistema de transporte coletivo da cidade de
Curitiba.
- Os Terminais de ônibus devem ser transformados em grandes centros de cidadania, fazendo do sistema de transporte um ponto de integração social, cultura e desenvolvimento da cidade e dos cidadãos.
- A integração dos Terminais com as demais instituições e agentes culturais da cidade farão do sistema um grande circuito cultural da urbanidade, trazendo uma nova compreensão, utilidade e reconhecimento de todo o sistema.
- O programa de vias urbanas deverá
ampliar a construção de trincheiras nos crusamentos, principalmente
aqueles que favorecem a circulação dos expressos, meta de 10 novas
trincheiras por ano.
- O modelo da cidade não vai
precindir do modal automóvel, mas a utilização deste deverá ser a opção
secundária de transporte dos curitibanos de todas as classes. Todos podem
ter seu automóvel, mas a comodidade e eficiência econômica deve passar
pelo transporte coletivo.
- Este é um modelo viável para ser
implantado imediatamente, com os recursos disponíveis, com impacto
imediato, salvando a cidade de engarrafamentos gigantes que já estão
surgindo no horizonte.
Vamos fazer
Curitiba novamente um modelo de urbanismo a ser copiado mundialmente.
Muito bom o Programa de Mobilidade da cidade de Curitiba.
ResponderExcluirEu só gostaria de acrescentar que entendo ser necessário uma ligação maior entre órgãos públicos e iniciativa privada, para que de fato as soluções de mobilidade, sejam efetivas e contribuam para um desenvolvimento sustentável de cidades como a de Curitiba, São Paulo, Recife e outros grandes centros.
Vale a pena ler as propostas de empresas sérias, nesse sentido. Segue um link que achei muito interssante.
Obrigada pelo espaço.
http://www.siemens.com.br/desenvolvimento-sustentado-em-megacidades/mobilidade.html
Acho que vale a pena assistir esse vídeo, que fala sobre mobilidade em grandes centros.
ResponderExcluirhttps://vimeo.com/28119767#