quarta-feira, 23 de junho de 2010

O Jacaré abriu a boca, depois de mastigar uma candidatura

Saiu mais uma pesquisa eleitoral do Ibope, que interessa pelos detalhes e pelo contexto, nos grandes números apresenta a novidade da ultrapassagem das intenções de voto em Dilma Rousseff sobre o candidato oposicionista José Serra.

Mas o que importa na pesquisa são os detalhes, alguns deles de importância qualitativa relevante.

Primeiro de tudo vêm às tendências, que mostram a coerência temporal de subida da candidata “do Lula” e a queda do candidato “FHcista”. Só isto já seria suficiente para trazer grandes alegrias a uns e penosos abatimentos para os da vertente descendente.

Pouca coisa é mais difícil em uma campanha que inverter tendências, pois trata-se de um grande movimento de intenções, um fluxo, uma vertente de empatias e antipatias, só mesmo um conjunto de desastres para reverter algo assim.

Há outros dados que contribuem para o entendimento e todos eles apontam para a tendência geral, algumas críticas como o apontamento espontâneo de um candidato, onde Dilma fica em primeiro e Lula em segundo, dá até para apostar que a grande maioria destes votos serão transferidos para a candidata Lulista.

Dados de desconhecimento da candidata Dilma, desconhecimento de quem é a candidata do Lula, índice de rejeição, todos indicadores que apontam favorecimento da tendência de crescimento da candidatura governista.

Isto num contexto em que a oposição já está a anos em campanha cerrada contra o governo Lula, seu partido e tudo o que ele representa, expressando-se em uma máquina de comunicação de massa de TVs, jornais e revistas de circulação nacional que diariamente alcançam todos os lares e leitores brasileiros, numa tentativa de desconstrução de inimigos políticos que não se via desde os tempos de João Goulart.

A campanha midiática já chega a ser acintosa no favorecimento ao candidato das oposições, o Governador Serra, e no ataque ao governo e a atual candidata ao continuísmo, e está num crescente, até quem não se liga muito em política já está percebendo o conluio e o “empurra” recebido pelo Serra pelas grandes empresas privadas de comunicação.

A sorte do Brasil hoje é existir a internet, e a democratização da informação que ela proporcionou, ainda que bastante limitada, já foi um enorme salto de qualidade.

Agora imagina se a Dilma declara apoio cerrado ao Dunga e a Seleção Brasileira para ganhar o Mundial de Futebol...

A tendência é dura, e é de que a “Dilma do Cheff” leve o caneco, passando longe da Serra do Pedágio, que desce em direção à popularidade do grande FHC.

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