terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Eleições 2010


2010, o ano em que fizemos contato.
Ano de eleições de quase todos os tipos no Brasil, e uma em especial de importância estratégica para o desenvolvimento do país.
No nosso sistema a eleição presidencial tem muita importância, determina muita coisa, a presidência da república concentra bastante poder.
Já se avizinham várias candidaturas, três ex-integrantes ou integrantes do atual governo, Ciro Gomes, Marina Silva e Dilma Roussef, uma de um integrante de todo o governo anterior e atual governador de São Paulo, o José Serra, e apresentando-se mais desafiante o governador do Paraná Roberto Requião, também apoiador do governo Lula.
Pelo ângulo da situação oposição:
A postura Serrista é clara, franca oposição ao atual governo, este é o básico, é o candidato do contra a “tudo o que está aí”, já os matizes dos demais são mais interessantes...
Ciro Gomes apresenta-se como candidato situacionista, defendendo fortemente o governo Lula, principalmente o período em que o mesmo foi partícipe do ministério, e o país alcançou por exemplo o melhor resultado superavitário das contas correntes dos últimos 60 anos, passando a reduzir a dívida externa ao invés de aumentar, critica de sua parte o financismo atual.
Marina Silva, assume a carapuça do vira casaca, ministra de dois governos Lulistas, onde tinha uma postura política marcante, sai do governo atirando, traveste-se de oposição, passa a cortejar com partidos críticos ao seu próprio governo, e ao partido que ela criou.
Roussef, a candidata oficial, oficiallíssimma, ministra responsável pela área energética e depois pela administração de todo o governo. Vem na defesa do continuísmo, veremos se conseguirá montar uma imagem própria para si e para sua proposta de governo.
Requião, candidato mais ideológico, salienta os acertos do atual governo, e critica os erros conforme uma linha política, o desenvolvimentismo.

Assim, iniciamos alguns comentários acerca da política, a nobre arte da administração da polis, da estratégia da civilização humana para organizar a si mesma e ao mundo todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Coronel Redl”, de István Szabó, 1985

  “Coronel Redl”, de István Szabó, 1985 – Império Austro-húngaro, final do século XIX, início do século XX. Um menino de origem humilde, Alf...