segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Base Social e Poder: Relações entre Classes Sociais, Disputa de Poder e Objetivos Estratégicos

'Base Social e Poder: Relações entre Classes Sociais, Disputa de Poder e Objetivos Estratégicos' (Walter Azevedo)
"A política é o campo de batalha onde diferentes bases sociais se enfrentam e pelo poder de definir a direção da nação e para fazer a sua história."
 

Exploraremos os conceitos de objetivo estratégico, poder, base social, classe social e disputa de classe, examinando como esses fatores estão interligados na busca pelo domínio político e na construção da ideologia dominante e na sua contraparte da ideologia do dominado.

Por Walter Azevedo para a Tribuna de Debates Preparatória do XVII Congresso Extraordinário.

A interação entre base social e poder é um aspecto central na compreensão das dinâmicas sociais e políticas que condicionam a história, como aspectos da determinação das disputas entre classes. Exploraremos os conceitos de objetivo estratégico, poder, base social, classe social e disputa de classe, examinando como esses fatores estão interligados na busca pelo domínio político e na construção da ideologia dominante e na sua contraparte da ideologia do dominado.

Objetivo Estratégico: Definição e Utilidade

A ação política consequente demanda o estabelecimento de objetivos estratégicos claros, materiais e hierarquicamente definidos como um conjunto de metas de uma organização ou grupo político para um determinado fim. É a partir da definição estratégica que uma fração de classe ou classe social promove suas necessidades materiais, seus interesses, suas soluções e sua reprodução.

Esses objetivos, quando consolidados na consciência do grupo social, tem o poder de orientar as ações, direcionar esforços para alcançar resultados concretos. Objetivos estratégicos são determinantes para construir uma clareza de propósito e um roteiro para a consecução das ambições pretendidas, na sustentação do foco no longo prazo e na manutenção conquistas do coletivo que define e se orienta por estas metas.

Na falta de objetivo estratégico claro, material e de poder classista, o que acontece é que o senso comum individual determina o motor das ações em coletivos, partidos e classe, desafortunadamente o senso comum da classe dominada só faz reproduzir esta subordinação consolidando uma ideologia do dominado.

Ação Política Efetiva

A ação consequente se dá pela orquestração dos interesses de uma base social, um grupo social determinado, buscando promover o seu engajamento e despertar o movimento que leve a este grupo agir em si e para si mesmo. Isso envolve a análise concreta do ambiente político e social, a mobilização de recursos e a escolha de táticas que agreguem saldos residuais e cumulativos para o objetivo estratégico daquela base social, identificando sua posição em disputa com as outras bases sociais.

Poder e Base Social

O poder como a capacidade de influenciar, controlar ou moldar ou impor uma vontade as ações e decisões de pessoas ou grupos. A base social refere-se ao conjunto de indivíduos que compartilham semelhanças, como interesses, posições e relações sociais, herança cultural e estruturas econômicas. O poder é conquistado e mantido por meio da ação de uma base social, ou um conjunto de grupos sociais com alguma coesão ou amarração de sua identidade e interesses materiais ou certezas imaginárias. Quanto maior for a adesão da base social, mais consolidada for sua identidade, melhor se fizer a sua organização com atitude e disposição para o embate, mais forte será o poder desta base social que, ao fim, terá capacidade para exercer este poder sobre outras bases sociais.

Classe Social e Disputa de Classe

A sociedade é estratificada em classes sociais com base em diferenças de propriedade, renda, interconexões sociais e situação em relação à estrutura produtiva. A disputa de classe é a dinâmica dialética da relação entre diferentes classes que se eleva na construção de uma supremacia de umas sobre as outras. Essas disputas se manifestam em várias formas, como lutas por leis e direitos, por políticas governamentais ou melhorias setoriais quando se expressam na pequena política. Já na grande política são as disputas de poder e dominância social totalizante que realizam ou materializam as relações classistas.

Poder de Classe e Ideologia Dominante

O poder de classe emerge quando uma classe social conquista e exerce um domínio em todos as esferas sociais sobre as demais classes, permitindo que seus interesses particulares sejam naturalizados e institucionalizados como interesse geral. A ideologia da classe dominante legitima a ordem social existente, promovendo valores, crenças e normas que sustentam seu domínio. Isso influencia a percepção da realidade, moldando as perspectivas e comportamentos das classes sociais subalternas, consolidado em um senso comum idealista e conservador.

Organização e Partido

Um coletivo partidário, um Partido Político é historicamente a melhor ferramenta para uma base social estruturar sua organização para participar na grande política da disputa de poder entre classes. Uma base social ou classe social dominada vive no seu senso comum derivado de sua situação de subalternidade. A partir de Lênin sabemos que somente um coletivo organizado dentro da sua classe, que esteja imbuído de um novo sentido e missão estratégico de poder para sua classe, terá capacidade de influenciar, motivar e organizar esta base social para um novo tipo de ação na grande política, entrar nas disputas classistas para ousar e vencer.

A ferramenta Partido de classe para a classe, com estratégia de poder classista, pode levar a sua base ou classe social a abrir contenda com a classe dominante, com vistas ao estabelecimento de uma nova dominância de poder. É a articulação entre base social, partido desta base e orientação estratégica para o poder desta mesma base social que pode construir o devir histórico na luta com uma dominância de uma classe já estabelecida.

Conclusão Classista

As relações entre base social e poder são forças motrizes das dinâmicas políticas e sociais. A consolidação de objetivos estratégicos de poder classista, com o desenvolvimento de ações táticas consequentes para cada nova situação e a construção de uma teoria revolucionária para as condições do presente são fundamentos do êxito da ação em e para a nossa classe trabalhadora. A política é o campo de batalha onde diferentes bases sociais se enfrentam e pelo poder de definir a direção da nação e para fazer a sua história.

18/09/2023

Publicado em: https://emdefesadocomunismo.com.br/base-social-e-poder-relacoes-entre-classes-sociais-disputa-de-poder-e-objetivos-estrategicos/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Coronel Redl”, de István Szabó, 1985

  “Coronel Redl”, de István Szabó, 1985 – Império Austro-húngaro, final do século XIX, início do século XX. Um menino de origem humilde, Alf...