A crise do petrodólar e os conflitos no Oriente Médio expressam a luta de classes em escala planetária, mediada por Estados que disputam controle das rotas, da energia e do trabalho alheio.

Principais pontos
- O petrodólar nasceu em 1974 quando Washington selou com a Arábia Saudita um acordo que transformou o dólar na moeda obrigatória para o comércio de petróleo.
- A fatia do dólar nas reservas cambiais globais caiu de cerca de 70% para perto de 58% nas últimas duas décadas.
- Os conflitos no Oriente Médio são a expressão geopolítica da disputa interimperialista, não irracionalidade religiosa ou ódio ancestral.
- Enquanto a potência declinante recorre à força bruta, a potência ascendente aposta na integração econômica.
Petrodólar em colapso e o Oriente Médio em chamas: a disputa interimperialista e as frestas da revolução
Por Walter Azevedo
Um petroleiro incendiado no Mar Vermelho. A cotação do barril disparando nas bolsas de Londres e Nova York. Enquanto isso, em Moscou, Pequim e Riade, assinam-se acordos para liquidar petróleo em moedas locais. Esses não são fenômenos isolados. São batidas de um coração em descompasso: o sistema monetário que sustentou a hegemonia do dólar desde os anos 1970 começa a rachar. Nossa classe precisa ler essas fissuras com método. A crise do petrodólar não é uma abstração financeira; é luta de classes em escala planetária, mediada por Estados e frações do capital que disputam o controle das rotas, da energia e do trabalho alheio.
O petrodólar sob cerco
Em 1974, Washington selou com a Arábia Saudita um acordo que transformou o dólar na moeda obrigatória para o comércio de petróleo. Ali nasceu o petrodólar. A partir desse momento, qualquer país que quisesse importar energia precisava acumular reservas em dólar. Esse mecanismo garantiu aos Estados Unidos o privilégio de emitir moeda sem lastro, financiar déficits e impor sanções com o simples toque de uma tecla. O que era um arranjo de conveniência virou a espinha dorsal da dominação imperialista. Hoje, porém, a base desse edifício treme. A China, maior importadora de petróleo do mundo, passou a negociar contratos de longo prazo em renminbi. A Rússia, sob sanções, redirecionou metade de seu comércio energético para o Oriente, liquidado em moedas próprias. A Arábia Saudita, aliada histórica de Washington, sinaliza abertura para o yuan. Conforme dados do FMI, a fatia do dólar nas reservas cambiais globais caiu de cerca de 70% para perto de 58% nas últimas duas décadas. Cada ponto percentual perdido representa menos espaço para a chantagem imperial e mais margem para a formação de um mundo multipolar.
Oriente Médio: território da disputa
Os conflitos no Oriente Médio não são irracionalidade religiosa ou ódio ancestral. São a expressão geopolítica dessa disputa interimperialista. Cada míssil disparado no Golfo Pérsico, cada drone abatido no Estreito de Ormuz, cada bloqueio naval no Mar Vermelho carrega uma determinação material: controlar o fluxo de petróleo e gás que alimenta as forças produtivas do planeta. Os Estados Unidos mantêm bases militares do Catar ao Bahrein, não por vocação civilizatória, mas para assegurar a subordinação da região ao dólar e aos interesses do capital financeirizado. A China, por sua vez, desloca investimentos em infraestrutura, energia e tecnologia para os países do Golfo, oferecendo uma alternativa de financiamento sem as condicionalidades draconianas do Fundo Monetário. A contradição é clara: enquanto a potência declinante recorre à força bruta, a potência ascendente aposta na integração econômica. Nós, da classe trabalhadora, não temos motivo para aplaudir nenhum dos projetos de dominação. Mas temos obrigação de compreender que a crise do petrodólar enfraquece exatamente o polo que historicamente lidera o saque à periferia.
China, dependência e as mediações brasileiras
No Brasil, essa disputa atravessa diretamente nossa formação social. A burguesia associada ao imperialismo não hesita em transferir para os trabalhadores o custo da instabilidade cambial. A cada oscilação do dólar, o preço do botijão de gás e da gasolina sobe, enquanto a oligarquia financeira lucra com a especulação. A dependência tecnológica se aprofunda quando a mesma burguesia entrega terras raras ao capital estrangeiro, como abordamos em outra análise deste blog. A disputa entre Estados Unidos e China não nos redime; ela nos recoloca na condição de objeto. Mas também nos ensina que a construção de um projeto nacional-popular exige planejamento democrático e controle soberano sobre nossas riquezas, como discutimos sobre dependência tecnológica. Sem essa mediação, continuaremos sendo moeda de troca no xadrez das potências.
Frestas para a práxis revolucionária
Toda crise do bloco dominante abre possibilidades históricas. A pergunta que não cala: o que faremos com as frestas abertas pela crise do petrodólar? A resposta não está na contemplação. Está na organização. O capital financeirizado não desmonta seu império por decreto. Ele se recompõe, se rearticula, busca novos instrumentos. Nossa tarefa é construir consciência de classe e hegemonia a partir das contradições reais. Isso exige compreender a totalidade, identificar os elos mais fracos da cadeia imperialista e investir na formação política do povo trabalhador. Como desenvolvi em Como Vencer na Grande Política, a correlação de forças não é um dado estático; é uma construção cotidiana. A crise do dólar, a guerra no Oriente Médio e a ascensão chinesa criam um cenário de transição mundial. Que ele não seja apenas assistido, mas disputado por nós. A classe que produz a riqueza não pode assistir passivamente à disputa pelo comando de sua exploração.
O caminho passa pela base
As lutas imediatas da classe trabalhadora brasileira — contra os juros altos, pela tarifa zero, pela soberania sobre terras raras — não estão separadas dessa disputa global. Elas são, na verdade, expressões locais da mesma contradição. Por isso, a organização nos territórios, nas fábricas, nos sindicatos e nos movimentos populares é o ponto de partida insubstituível. A autogestão popular demonstra que a classe trabalhadora sabe se organizar quando o Estado a abandona. Agora precisamos dar a esse acúmulo um salto de qualidade: articular as lutas locais a um projeto nacional-popular soberano, capaz de disputar a riqueza produzida pelo nosso trabalho e de romper com a subordinação ao imperialismo. A história não espera. A crise do petrodólar é uma janela. Cabe a nós empurrar a porta.
Conforme dados do FMI sobre reservas cambiais, do Banco de Compensações Internacionais (BIS) sobre comércio em moedas locais e dos relatórios da UNCTAD sobre fluxos comerciais China-países do Golfo, o processo de desdolarização é real e mensurável. A disputa interimperialista já não é teoria. É o chão que pisamos.
Perguntas Frequentes
O que é o petrodólar?
É o sistema criado em 1974, quando os EUA e a Arábia Saudita firmaram acordo que tornou o dólar a moeda obrigatória no comércio de petróleo. Esse mecanismo garante aos Estados Unidos emitir moeda sem lastro, financiar déficits e impor sanções, sendo a espinha dorsal da dominação imperialista.
Por que a crise do petrodólar representa uma fissura no domínio americano?
Porque a China passou a negociar petróleo em renminbi, a Rússia redirecionou seu comércio energético em moedas próprias e a Arábia Saudita sinaliza abertura ao yuan. A queda da fatia do dólar nas reservas globais reduz o espaço para chantagem imperial e amplia a margem para um mundo multipolar.
Qual é a relação entre conflitos no Oriente Médio e a disputa interimperialista?
Os conflitos não são irracionalidade religiosa ou ódio ancestral, mas a expressão geopolítica da disputa pelo controle do fluxo de petróleo e gás que alimenta as forças produtivas do planeta. Cada míssil, drone ou bloqueio naval carrega a determinação material de controlar rotas e energia.
Como EUA e China diferem na atuação sobre o Oriente Médio?
Os Estados Unidos mantêm bases militares do Catar ao Bahrein para assegurar a subordinação da região ao dólar e ao capital financeirizado. A China desloca investimentos em infraestrutura, energia e tecnologia aos países do Golfo, oferecendo financiamento sem as condicionalidades do FMI.
O que a crise do petrodólar abre para a classe trabalhadora?
Abre frestas para a ação revolucionária ao expor as fissuras no sistema monetário que sustenta a hegemonia do dólar. A classe trabalhadora não deve aplaudir nenhum dos projetos de dominação, mas ler essas fissuras com método para intervir na luta de classes em escala planetária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário